Programas Sociais

 

  • PRIMEIRO NÚCLEO DE MULHERES COOPERATIVISTAS

Dia 03 de maio de 2016, iniciou-se a formação do Nucleo Feminino em parceria com o SESCOOP/ SC. Foram mais de 100 horas/aula de capacitação. O núcleo tem por objetivo oferecer capacitação cooperativista buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas. 

  • DIA C - DIA DE COOPERAR

No ano de 2016, por incentivo nacional da OCB e estadual do Sescoop- SC, a Cersul aderiu ao Dia C. O evento visa desenvolver a consciência da cooperação e do voluntariado, fazendo o bem. A Cersul fez uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas e doou para um Asilo de Maracajá e para uma casa de reabilitação em Meleiro. Todos os anos alguma ação é realizada pelo núcleo de mulheres cooperativas da cooperativa.

  • PROGRAMA COOPERJOVEM

Contribuir para a formação de cidadãos capazes de fazer da cooperação seu estilo de vida, este é um dos objetivos do Programa Cooperjovem, que está sendo desenvolvido pela Cersul em parceria com Sescoop e alunos da EEB de Timbé do Sul. O Cooperjovem é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, Sescoop, e é colocado em prática por cooperativas de todo o país. O programa visa disseminar as ideias e os princípios do cooperativismo entre crianças e adolescentes em fase de formação do caráter. Através de atividades lúdicas, os estudantes aprendem a importância da cooperação e os conceitos do cooperativismo.

A Cersul iniciou a implantação do Cooperjovem na escola de Timbé do Sul, com professores e Alunos do 1º e 9º ano do ensino fundamental. Os professores são sempre capacitados com cursos e encontros para desenvolverem as atividades do PEC.

  • CERSUL EM AÇÃO

O projeto visa atender toda demanda de serviços solicitados pela população. A equipe da Cersul trabalha durante os dias do projeto a disposição da população realizando serviços como poda de árvores que ficam próximo a rede elétrica, manutenção e construção de novas redes, bem como vários outros serviços, dúvidas e questionamentos que o associado possa ter.

  • CERSUL NA COMUNIDADE

Com o objetivo de aproximar a cooperativa dos associados, a Cersul iniciou no ano de 2017 o projeto Social "Cersul na Comunidade, onde promoveu palestras sobre saúde nos cinco municípios de abrangência. Morro Grande, Turvo, Timbé do Sul, Meleiro e Ermo. Na primeira etapa do projeto o médico cardiologista Drº Roberto Salvaro falou sobre os “Cuidados com o coração”.

  • PROJETO DIA DA ÁRVORE - PENSE NO FUTURO, PLANTE NO PRESENTE

A CERSUL preocupada com as questões ambientais que afetam a região a qual oferece serviços desenvolveu este ano de 2017 o projeto “Pense no Futuro, Plante no Presente”. Com o objetivo de promover ações voltadas para a sustentabilidade e assim contribuir para a minimização dos impactos ambientais. O evento reuniu alunos, professores, colaboradores da CERSUL e consumidores para despertar a conscientização ambiental.

O projeto foi realizado no dia 21 de setembro de 2017 na Escola de Educação Básica Ana Machado Dal Toé, contemplando as séries do 4° ano até o ensino médio, totalizando 85 alunos, onde teve abertura com uma mini palestra ministrada pela Engenheira Ambiental da Cersul Andréia Arcaro Tonetto. A palestra teve como tema a importância da preservação das florestas e as árvores para o planeta e para garantir nossa qualidade de vida.

As crianças também aprenderam como realizar o plantio correto de mudas nativas e posteriormente os aluno do 7º ano participaram do plantio de 700 mudas nativas para a recuperação da Margem do Rio Manuel Alves com extensão de 1km de recuperação do mesmo.

Também foi realizado a entrega de material educativo como folder de conscientização, caneta e régua, todos os materiais foram entregues dentro de uma bolsa ecológica da Cersul.

A engenheira ambiental da cersul retrata que ''com está atitude as crianças sentem-se responsáveis pela recuperação e preservação daquela área e do meio ambiente, levando o conhecimento e a prática adiquirida para casa''

Este projeto contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Morro Grande.

 

  • Programa de Eficiência Energética