A CERSUL realizou a conexão de sua Linha de Distribuição de 69kV neste domingo, dia 23 de outubro. Isto representa mais segurança e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica.
O presidente, Jonnei Zanette (Nei), faz a análise e agradecimentos em nome do Conselho de Administração. “Gratificante chegarmos a este momento, com grandes investimentos e em especial a esta conexão da rede 69kV, construída com recursos próprios. Agradecer o esforço de cada um que participou neste processo, que foi árduo, para realização da maior obra de nossa história. Parabenizar a cada associado que terá assegurado um atendimento ainda mais eficiente para seu cotidiano. Nossa área de atendimento passa a ter mais condições de desenvolvimento podendo atender mais indústrias e empresas com grande capacidade em nosso fornecimento”.
A construção da Linha de Distribuição de 69kV garante o transporte da energia elétrica através de uma rede própria, sem o pagamento de valores para outra empresa. A aquisição direto da malha de transmissão brasileira reflete em mais qualidade e menos gastos e gera mais benefícios aos associados. Com mais autonomia e capacidade de carga, o serviço de fornecimento de energia elétrica da CERSUL se qualifica e garante o preço distinto.
O projeto iniciado pela cooperativa em fevereiro em 2019 visou a capacidade de carga e a redução de custo no transporte de energia. Conformidade e confiabilidade também são conceitos que o projeto traz. A ideia é ter alta capacidade de carga, especialmente para atrair empresas do grupo A (grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV, tais como indústrias, shopping centers e alguns edifícios comerciais). Todos os associados são beneficiados com a estabilidade que se reflete em raras faltas de energia e com as tarifas diferenciadas em relação a todo o território nacional.
A qualidade do material da Linha é outro diferencial. Os postes, que possuem altura expressiva e nas conformidades da legislação, são feitos de aço patinável (Cor-ten), ou seja, o mesmo material utilizado na Torre Eiffel ou ponte do rio Tâmisa. Sua principal característica, além da aparência marcante, é a durabilidade, e o material é três vezes mais resistente do que o aço comum. Mesmo com toda essa resistência, o aço Cor-ten é mais leve. Outra particularidade, é que com o passar dos anos ele muda sua coloração ao criar camadas de proteção. Também é um material seguro.
A visão estratégica do Conselho de Administração propiciou ainda uma economia na construção da rede, ao fazer o investimento com recursos próprios anteriormente a pandemia, e efetuar o pagamento de cerca R$ 1 milhão por quilômetro de rede, quando atualmente os valores estão o dobro. Juntamente com a construção da subestação BAY rede 69 KVA, em Forquilhinha, foram investidos com recursos próprios cerca de R$ 31 milhões.
CARACTERÍSTICAS DA REDE
- 128 postes
- Altura dos postes: de 17 a 60 metros (média 44 a 50m)
- Extensão da Linha: 23,2 quilômetros
- Material dos postes: aço patinável (Aço Cor-ten)
- Início da Linha: Santa Rosa (Forquilhinha)
- Chegada: subestação em Turvo
A CERSUL
Cooperativa de Distribuição de Energia com sede em Turvo.
Atendimento integral em cinco municípios: Turvo, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul e Ermo.
Atendimento parcial: Araranguá, Maracajá, Sombrio, Jacinto Machado, Forquilhinha e Nova Veneza.